"Todos têm o direito de receber o Evangelho. Os cristãos têm o dever de anunciar, sem excluir ninguém,e não como quem impõe uma nova obrigação, mas como quem partilha uma alegria, indica um horizonte estupendo, oferece um banquete apetecível. A Igreja não cresce por proselitismo, mas por atração." (EG 14)
Após estes primeiros dias nessa cidade, tão bela em beleza natural, foi inevitável não observar sérios problemas de saneamento básico e de um abandono politico. Não quero aqui neste momento levantar qualquer questão do atual governo da cidade, do Estado e ate mesmo nacional, acabo de chegar na cidade, e não conheço o histórico politico do município, por sinal, irei procurar fazer isso. Mas logo que aqui cheguei me chamou a atenção a quantidade de urubus na cidade, pelas ruas, pelo chão. O que Juiz de Fora tem de pombos, Óbidos tem de urubus. Foi quando percebi que um dos motivos disso é que o esgoto corre em céu aberto, pelo menos com a água de origem doméstica, e em quase todas as casas existem fossas, também fui percebendo outros sérios problemas como ruas com muitos buracos, dificultando muito a locomoção de automóveis, e até mesmo dificultando as pessoas a caminharem, energia elétrica que sempre cai, dando picos de energias constantemente, o que provoca a queima de muitos aparelhos, isso é algo contaste na cidade. Sem falar dos bairros que mal tem energia elétrica, do sérios problemas com a saúde, que prefiro ainda não comentar, entre outros.
Venho da região sudeste, onde também enfrentamos sérios problemas, mas me assustei com o que vi por aqui, fiquei indignado, parece que esse povo encontra-se abandonado politicamente. Pelo visto a distância desse povo para o resto do país é muito maior do que eu imaginava, pois maior do que a distância física é a distância estrutural. É momento das pessoas se unirem e olharem para essa população que se encontra abandonada no norte de nosso país.
Todos nós sabemos que essa a
região é superlativa em recursos naturais e importância ambiental. Abriga cerca
de um terço das florestas tropicais, a maior bacia hidrográfica do planeta e é
rica em recursos minerais e em potencial hidrelétrico. Suas florestas cumprem
papel fundamental na conservação da biodiversidade, no ciclo do carbono e
regulação do clima. Também prestam um serviço crucial para os brasileiros: a
produção de cerca de 20 bilhões de toneladas de vapor d’água por dia, que são
transportadas em nuvens e geram chuvas para o Centro-Sul do país.
Mas por outro lado vemos no
recém-publicado índice de Progresso Social da Amazônia que 98,5% dos 772
municípios da região têm uma pontuação de progresso social inferior à média
nacional, com saneamento precário, acesso limitado à internet, educação básica
de baixa qualidade, educação superior insuficiente e insegurança. Alguns de
seus municípios estão entre os mais violentos do Brasil. Infelizmente a região da Amazônia não acompanhou o avanço social e diminuição da pobreza que
caracterizaram o país nos últimos anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sem comentário