Um grande reencontro - Dia 07\02

"É importante tirar as consequências pastorais desta doutrina conciliar, que recolhe uma antiga convicção da Igreja. Antes de mais nada,  deve-se dizer que, no anúncio do Evangelho, é necessário que haja uma proporção adequada. Esta reconhece-se na frequência   com que se mencionam alguns temas e nas acentuações postas na pregação."  (EG 38)   


Assim que confirmou minha vinda para Óbidos, logo procurei me informar sobre o trabalho da juventude da Diocese. Na busca de informações descobri que a Pastoral da Juventude tem uma grande força nessa Diocese, e desde então fiquei bem ansioso para reencontrar essa Pastoral, que tem grande importância em minha vida e na minha formação.
Após quase um mês nessa terra, finalmente este encontro aconteceu. Tive a oportunidade de participar durante este dia da formação de assessores da PJ da Diocese. E foi um momento forte e muito importante. 
Ao rever a bandeira da PJ, os livros referenciais, a oração do oficio divino das comunidades, os cantos, que expressam tanto a luta de um povo por libertação, ao escutar a assessora e a reação dos jovens e dos assessores,tudo isso me levou a reacender a chama pejoteira. Após este grande momento, fica ainda maus forte para mim que a Pastoral da Juventude reinventa caminhos, cria oportunidades, abre as portas para o diálogo e mantém viva sua memória. O grito dessa juventude é o grito da Igreja.
Como foi maravilhoso escutar esses jovens, perceber a preocupação com o mundo do crack e das drogas em geral, da violência, das fragilidades formativas, dos esvaziamentos familiares e do isolamento, como fica forte a preocupação em ter iniciativas, a defesa pela vida e a preocupação com o meio ambiente. Foi muito bom participar dessa formação, perceber a preocupação em reinventar essa pastoral. Tenho total consciência dos desafios da PJ, de suas dificuldades, de suas sombras. Como foi maravilhoso perceber que aqui, nessa terra abençoada por Deus, esses jovens tem a preocupação em buscar formar mais jovens para que estejam bem preparados para enfrentar os grandes vazios de nossa sociedade que o princípio do não compromisso gerou. Que bom perceber preocupação em preparar as bases para firmar o alicerce, afinal, a construção de um outro mundo possível está apenas começando. Isso é Pastoral da Juventude. 
Obrigado Senhor, pela oportunidade de reencontrar essa linda pastoral!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sem comentário