Maria, modelo da Igreja servidora - Dia 11\02

"A Igreja, que é discípula missionária, tem necessidade de crescer na sua interpretação da Palavra revelada e na sua compreensão da verdade. A tarefa dos exegetas e teólogos ajuda a 'amadurecer o juízo da Igreja'. Embora de modo diferente, fazem-no também as outras ciências. (...) Além disso, dentro da Igreja, há inúmeras questões à volta das quais se indaga e reflete com grande liberdade. (EG 40)  

Esse blog é para partilhar a minha experiência missionária em Óbidos, coração da amazônia.  Mas neste dia 11\02, dia que celebramos Nossa Senhora de Lourdes, padroeira de minha paróquia de origem, em Juiz de Fora\MG, estarei abrindo uma exceção para partilhar sobre o tema da festa dessa paróquia. 
O tema da festividade deste ano é: “Maria, modelo da Igreja servidora” e o lema: “Eis aqui a serva do Senhor” (Lc 1,37). Foi pensando este tema em sintonia com a Campanha da Fraternidade, que tem como tema “Fraternidade: Igreja e sociedade” e o lema: “eu vim para servir” (Mc 10,45). 
Meditando o tema iremos perceber que Maria quer nos recordar que o amor é o mais profundo e significativo sentimento, e que ele se expressa no serviço. Assim, mostra-nos, com seus exemplos, que a Igreja é e quer ser a servidora dos homens.
É fácil, falar de amor e caridade, mas muito difícil vivê-los, porque amar significa servir e servir exige renunciar a si mesmo. Se não fosse assim, estaríamos no paraíso, já que todos os homens e todos os cristãos estão de acordo em cantar as belezas do amor. Entretanto, continua havendo guerras, injustiças sociais, perseguições políticas no mundo. Isso acontece, porque amar e servir custam.
Mas o que é servir? Jesus mesmo explica: servir é dar sua vida pelos outros, é entregar-se aos demais. Servir é dar-se de si mesmo, entregando ao outro a nossa preocupação, nosso tempo e nosso amor.
 Serve a mulher que passa, até tarde, a camisa que seu marido necessita ou que passa a noite junto ao filho enfermo. Serve quem desliga a televisão, durante a novela, para receber o vizinho e escutar seus problemas. Serve quem renuncia algumas horas de descanso para passear com seus filhos, para participar de uma reunião na Igreja.
Nós, muitas vezes, cremos que estamos servindo a Deus, porque fazemos uma oração ou cumprimos uma promessa. Olhemos para Maria. Ela nos entrega toda sua vida para cumprir a tarefa que o Senhor lhe encomenda pelo anjo. Maria sabe, por meio do anjo, que seu Filho será o Rei do universo, e de Isabel só o seu precursor. Mas é ela quem corre até onde vivia sua prima; ela não busca pretextos por estar grávida e, assim, não poder arriscar-se numa viagem tão longa.
Quando o anjo lhe anuncia que ela será a Mãe de Deus, Maria compreende que esta vocação exige que ela se converta na primeira servidora de Deus e dos homens.
Sacrifício e serviço. Para poder construir um mundo novo, desejado de todos, é necessário muito espírito de Cristo e de Maria. Deve ser um serviço que busca, realmente, nossa entrega aos demais.
Peçamos a Maria que nos ajude a construir uma Igreja conforme sua imagem, uma Igreja servidora dos homens, que seja, realmente, a alma de um país melhor.
Nossa Senhora de Lourdes, rogai por todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sem comentário