Uma catequese sobre o itinerário catecumenal - Dia 21\02

"Um coração missionário está consciente destas limitações. fazendo-se 'fraco com os fracos' (...) e tudo para todos' (1cor 9,22). Nunca se fecha, nunca se refugia nas próprias seguranças, nunca opta pela rigidez auto-defensiva. Sabe que ele mesmo deve crescer na compreensão do Evangelho e no discernimento das sendas do Espírito, e assim não renuncia ao bem possível, ainda que corra o risco de sujar-se com a lama da estrada. (EG 45) 

            Essa semana recebi o convite para participar de uma formação para o grupo de catequistas, formação que aconteceu neste sábado. Esse convite me possibilitou a graça de estudar e refletir essa tão importante pastoral de nossa Igreja, confesso que fiquei horas em cima de livros e materiais, alguns dias até saiu fumaça de minha cabeça, rsrs, mais foi uma semana abençoada. Sou muito grato a Deus, e pela equipe da minha Paróquia de São Martinho de Lima  por essa oportunidade que me concedeu.              Foi maravilhoso realizar este estudo e essa formação, me senti como uma criança que ganha um novo brinquedo, pois tudo para mim foi novidade.
                  A Diocese de Óbidos, assim como tantas outras em nosso País, vem buscando uma renovação desta pastoral partindo dos recentes documentos da Igreja que falam da “iniciação à vida cristã”. A proposta é de um processo catequético, por etapas, que ajuda a introduzir os catequizandos nos mistérios da fé fazendo-os entrar num novo jeito de ser e viver a vida. Com certeza nos temos pela frente o emocionante desafio de promover uma catequese mais evangelizadora, celebrativa, orante e vivencial, sem deixar de lado a dimensão doutrinal. A proposta apresentada é de um caminho para a iniciação à vida cristã,  o catecumenato. Ou seja, uma catequese catecumenal, onde é feito um caminho para a interação entre anúncio, celebração litúrgica e vivência da fé.
            A catequese hoje quer recuperar o catecumenato como “modelo inspirador” de toda catequese, quer seja pré como pós-batismal, como processo que leva à verdadeira iniciação cristã e a uma forte experiência da fé cristã. O catecumenato oferece uma dinâmica especial à catequese porque é um “processo formativo e verdadeira escola de fé”. De fato nele encontramos uma intensidade e integridade de formação, gradualidade, etapas definidas, forte presença da comunidade e, de um modo especial, o uso da linguagem ritual, simbólica e dos sinais, veiculados particularmente na Bíblia e na Liturgia. 
          Muito mais do que uma preparação para os sacramentos, o catecumenato visa realizar a plena iniciação cristã. Através deste processo catecumenal o Espírito Santo vai agindo pelos gestos e ações da Igreja, que, deste modo vai gerando novos filhos, exercendo sua maternidade espiritual.
          A formação contou com 50 pessoas de nossa Paróquia, foi um momento muito rico e forte, onde programamos os passos que daremos neste ano nessa implantação da catequese com este itinerário catecumenal, além disso também realizamos um estudo, muito bem ministrado pela Irmã Adriana sobe a liturgia.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sem comentário